Carmo do Paranaíba/MG
15h34 27 Agosto 2025

Trio é preso suspeito de integrar organização criminosa acusada de furto de café durante beneficiamento

Por Priscila Pedroso - TV KZ
PM - Divulgação
Máquina com suspeita de desvio de café durante o beneficiamento.

Três pessoas foram presas pela Polícia Militar (PM) em Carmo do Paranaíba/MG durante a Operação Agrogerais Segura 2025. A PM divulgou a informação nessa terça-feira (26). O trio é suspeito de integrar uma organização criminosa que seria especializada em furto de café em propriedades rurais da região.

As equipes da 10ª Região da PM de Patos de Minas/MG, com apoio de militares de Carmo do Paranaíba, São Gotardo/MG, Arapuá/MG, Rio Paranaíba/MG e de Guarda dos Ferreiros, foram acionadas após produtores relatarem possível divergência entre os pesos de entrada e saída de caminhões de beneficiamento de café em uma fazenda no município de Carmo do Paranaíba.

Segundo a PM, em tese, ocupantes dos veículos teriam retirado peças de aproximadamente 500 quilos e abandonado à beira da estrada para supostamente burlar a pesagem, ocultando a subtração de café beneficiado.

As equipes localizaram dois caminhões de beneficiamento estacionados no bairro Bela Vista. Conforme a PM, os ocupantes demonstraram nervosismo e teriam resistido a abrir os compartimentos. Na vistoria, foram encontrados sacos e baldes de café beneficiado ocultos em espaços internos das máquinas.

De acordo com a PM, 14 sacas de café foram apreendidas de imediato. A corporação informou ainda que a abertura de outros compartimentos de um dos caminhões exigiria procedimento técnico adicional, o que poderia revelar mais grãos.

Em frente à residência vinculada aos suspeitos, os militares localizaram duas armas de fogorevólver calibre .38 —, ambas municiadas e sem registro, sendo uma com numeração raspada. Na casa, foram apreendidos dois rádios comunicadores (HTs) e R$ 3.426 em dinheiro.

A PM disse também que há informações de que o grupo atuaria há algum tempo na região, aproveitando o serviço terceirizado de beneficiamento para supostamente furtar o café. A corporação afirmou que segue empenhada na segurança no campo e na repressão a crimes que atingem a cadeia do café.

O trio encontrado pelos militares recebeu voz de prisão suspeito de furto e associação criminosa; três caminhões de beneficiamento e um veículo de passeio foram apreendidos, além de 14 sacas de café, duas armas, dois celulares e cerca de R$ 3,4 mil.

VEJA TAMBÉM